Make, Coisa e Tal - makecoisaetal.com.br
CUIDADOS E BEM ESTAR
Segunda - 31 de Julho de 2017 às 16:50
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Quem me acompanha há algum tempo sabe que no final do ano passado tive um problema sério no fígado e que, por orientação médica, me submeti a uma bariátrica no final de janeiro desse ano. Uma das mudanças que vieram junto que meu novo padrão de vida foi a dieta com 0% de açúcar. Eu realmente não como nadinha de nada que leve açúcar porque pode me dar dumping (uma sensação de morte horrorosa, descrita por muitas pessoas que fizeram a mesma cirurgia que eu).

Sendo assim, tenho ido muito para a cozinha, preparar opções sem açúcar de coisas que amo. Uma delas é a geléia.

VEJA TAMBÉM:

RECEITA DE PIZZA DUKAN

SOPA CREMOSA SEM GLÚTEN DE INHAME COM ALHO PORÓ: ANTI SINTOMAS DA TPM E MENOPAUSA

TRÊS RECEITAS COM CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Para mim, preparar geleias é muito bacana, primeiro porque é muito fácil (eu já preparava antes – só que versões com açúcar) e depois porque o sabor é maravilhosamente melhor do que a industrializada - com raras exceções 😊

Geleia eu passo no pão, no biscoito, torrada, uso em tortas, bolos... Enfim! Há uma infinidade de usos para geléia, por isso tenho sempre por aqui 😉 E resolvi compartilhar com vocês a receita também (bom, eu já queria compartilhar faz tempo, mas nunca conseguia postar aqui no blog porque a família comia tudo antes de eu fotografar... Mas dessa vez, foi diferente – ALELUIAAAAA!

Para hoje geleia de laranja: docinha, deliciosa e com uso diverso em vários pratos – doces e salgados. Fiz ela ontem e fui mostrando no meu Stories (no perfil @tinaszabados lá no Insta). Mas achei bacana deixar a receita aqui também para vocês.

INGREDIENTES

• Suco de 6 laranjas do tipo Bahia (que costumam ser mais doces)

• 200 ml xícara de água

• 1 pau de canela

• 1 flor fresca de lavanda ou 1 punhado de flores secas de lavanda - opcional. (Usei a fresca na minha receita porque tenho um pezinho em casa)

• Lascas de laranja (cortadas ao comprido, sem a parte branca, deixadas de molho na água de um dia para o outro na geladeira) - opcional

• 1 envelope de gelatina natural em pó - sem sabor, incolor.

• 4 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão (usei o Línea)

• 1 laranja Bahia descascada (inclusive sem a casca branca), cortada em pedaços, sem caroço e sem talos brancos.

MODO DE PREPARO

• Numa panela, coloque o suco, a água, a canela, a flor de lavanda e o adoçante.

• Leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos.

• Enquanto isso, hidrate a gelatina natural seguindo a orientação da marca (eu hidrato com duas colheres de sopa de água e levo ao micro-ondas por 15 segundos).

• Coloque essa gelatina na calda de laranja e mexa bem até dissolver.

• Acrescente os pedacinhos de laranja e deixe “caramelar” um pouco.

• Espere esfriar um pouco e leve à geladeira para o choque térmico.

• Sirva.

>> Você também pode fazer essa receita sem os pedacinhos da laranja. Particularmente, prefiro com os pedacinhos e lasquinhas de casca porque me fazem lembrar do doce de laranja da terra da minha avó. Mas quem preferir uma geleia lisa, pode usar somente o suco.

>> O lance de deixar as lascas de casca de laranja na geladeira, de molho na água, de um dia para o outro é para tirar o amargor característico da casca da laranja. Se você não fizer isso, a sua geleia vai ficar amarguinha. Mas como comentei antes, esse ingrediente é totalmente opcional. Outra opção é aferventar as cascas da laranja umas três vezes para diminuir o amargor.

A minha geleia foi parar na cobertura de uma chessecake diet – que mostrei também no Stories ontem e hoje pela manhã. A receita dessa chessecake também vai vir aqui para o blog e será o próximo post da sessão CUIDADOS E BEM ESTAR. Portanto, fiquem ligadas 😉

Se você não tiver restrições com glicose (ou com calorias), pode trocar o adoçante culinário por açúcar e seguir essa mesma receita – vai ficar ótima.

Não deixem de fazer! Se joguem na cozinha 😊 E vale trocar a laranja por outras frutas, como o maracujá, limão, morango, pitanga. Solta a criatividade aí!

Beijocas!

SIGAM-ME TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Google+ e Pinterest





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados é graduada em Jornalismocom especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. É coordenadora de Comunicação na empresa Enfática Comunicação & Marketing, tem 38 anos e é mãe de um garotão de 11 anos de idade e de um bebezão de dois anos! Apesar de já ter trabalhado em várias áreas da comunicação, é fascinada pela imprensa feminina, onde atua como editora no site Make, Coisa e Tal.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://makecoisaetal.com.br/noticia/591/visualizar/