Make, Coisa e Tal - makecoisaetal.com.br
CUIDADOS E BEM ESTAR
Terça - 01 de Outubro de 2013 às 20:29
Por: Tina Szabados

    Imprimir


O mundo veste-se de rosa no décimo mês do calendário. A campanha “Outubro Rosa” é resultado da luta da população, de empresas e instituições de saúde contra o câncer de mama, doença que ainda causa pânico entre o público feminino, embora os índices de cura alcancem 95% quando o diagnóstico é precoce.

De acordo com Sérgio Hatschbach, especialista em Ginecologia e Mama do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, os tumores mamários estão em segundo lugar no ranking de cânceres mais frequentes mundialmente e respondem por 22% dos novos casos a cada ano. “Se diagnosticados e tratados oportunamente, o prognóstico é relativamente bom”.

O especialista lembra que as formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são os exames clínicos periódicos (ao menos uma vez ao ano) e a mamografia, que deve ser anual após 40 anos de idade ou a partir de 35 anos em pacientes com histórico familiar da doença.

A prevenção não é apenas realizar os exames periodicamente, mas cuidar da saúde desde cedo. Evitar a obesidade, praticando exercícios e mantendo uma alimentação saudável, é o primeiro passo”, ressalta Hatschbach. Segundo ele, também é importante prestar atenção em fatores de riscos, como histórico familiar e hormonal.

Menarca ou primeira menstruação precoce (antes dos 13 anos), menopausa tardia (após 50 anos), nuliparidade (nenhuma gravidez) ou primeira gestação tardia (após 30 anos), assim como uso indiscriminado e prolongado de medicamentos hormonais, são questões que não devem passar despercebidas.

Autoexame

“Além disso, devemos lembrar que o autoexame das mamas é importante", lembra Hatschbach. Embora não desobrigue as mulheres de se submeterem à consultas médicas periódicas,  (já que o câncer de mama pode não ser percebido com o toque), o autoexame é uma medida essencial, já que ajuda a identificar nódulos de um possível câncer de mama. Ele deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.

Sinais de alerta

Fique atenta se, durante o autoexame, notar alterações como: retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescem e não somem.  Apresentar um desses sintomas, não significa a existência do câncer, mas é um indicativo de que é preciso procurar um médico.

Para ajudar a fazer o autoexame das mamas, o Hospital Amaral Cavalho (HAC) divulga um infográfico com o passo a passo que deve ser seguido pelas mulheres. Dá só uma olhada!

Créditos de imagem: Divulgação/HAC






Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://makecoisaetal.com.br/noticia/29/visualizar/