Make, Coisa e Tal - makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Quarta - 27 de Novembro de 2019 às 16:35
Por: Tina Szabados

    Imprimir


A pele madura passa por algumas transformações, que, às vezes, nos pegam de surpresa porque - de uma hora para outra -, aquele produto de maquiagem que nos servia de forma maravilhosa, já começa a não surtir efeito como antes... Ou pior: pode evidenciar ressecamento, marcas de expressão ou vincos!

Por isso, vale observar bem a pele e fazer substituições simples na hora da escolha dos produtos de maquiagem, para acertar em cheio na hora de se maquiar. Vem comigo que vou te passar algumas dicas. Saca só:

1. INVISTA NA HIDRATAÇÃO

A pele madura é naturalmente mais seca, então, hidrate antes do make, com pincel Large Duo Fiber, porque ele vai depositar a quantidade necessária de hidratante na pele, sem o uso das mãos. Se você tem a pele madura, porém oleosa (é o meu caso, inclusive) NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR TAMBÉM!

Não vivo sem o combo: limpeza + hidratação com hialurônico + vitamina C + proteção solar. Isso precisa ser diário para uma pele bonita depois dos 40. Outra dica que também tem a ver com a hidratação é beber 2 litros de água. Parece bobo e bem clichê, né? Mas ajuda demais! Vai por mim!

Tem muita gente que acredita que, por ter a pele oleosa, não precisa hidratar. Sabe o que acontece? Os poros ficam todos dilatados numa tentativa natural da pele em captar umidade... Pele oleosa também precisa de hidratação, em qualquer idade, moça! Lance mão de um hidratante especial para o teu tipo de pele – que pode ser, por exemplo, com ação anti idade e antioxidante!

2. EXAGERAR NA QUANTIDADE DE MAQUIAGEM

Maquiagem básica e rapidinha para o meu dia a dia: côncavo esfumado com sombra opaca (nesse caso, optei por uma sombra rosinha. Mas também poderia ser com uma marrom, cinza ou chumbo), delineado feito com sombra preta opaca (isso mesmo: o delineado fiz com sombra, esfumadinho, porque - além de mais fácil - funciona melhor em pálpebras já meio caidinhas ou enrugadinhas), batom cremoso, base e corretivos cremosos, especiais para pele madura. A marcação do rosto, faço com os bastões de contorno da Vult - adoro!

Sabe aquela marca, aquela ruga, aquela olheira que você quer esconder com maquiagem? Sabe aquele tutorial de “pele perfeita” que você viu a blogueira famosona fazendo? ESQUECE TUDO! Deixa eu te explicar uma coisa: com pele madura, você precisa escolher se vai camuflar a olheira profunda ou se vai só disfarçar a danada! Sabe por quê? Porque camuflar olheiras profundas requer uso de CORRETIVO COLORIDO + CORRETIVO DO MESMO TOM DA TUA PELE + BASE.

Melhor tratar a olheira com dermocosmético próprio para isso (eu, por exemplo, uso o Clair Olhos da Profuse) e, na hora da maquiagem, optar por um corretivo mais suave. O "rebocão" entra que é uma coisa naquela (ou naquelas) ruguinha abaixo dos olhos e marca TUDO!

Um monte de maquiagem, numa pele madura, pesa demais e evidencia marcas de expressão, rugas e bolsas abaixo dos olhos! Usar muito produto faz com que eles se acumulem nesses vincos... O ideal é pegar leve na quantidade de produtos, visando o disfarce das imperfeições e não a camuflagem das mesmas.

#DICAEXTRA: Na hora de aplicar corretivo e base, prefira esponjas de maquiagem, úmidas. Aplique dando batidinhas para não acumular. Depois use um pincel fofo para face para polir a pele.

3. INVISTA EM BASES DE MÉDIA E BAIXA COBERTURA

A base de alta cobertura, ao invés de disfarçar pequenas manchas e imperfeições, vai fazer ao contrário (como explicado no tópico acima), então, prefira as que vão dar um aspecto mais natural e que tenha o efeito mais hidratante (fuja das bases com acabamento muito seco e matte). Para que o efeito fique bem natural, use a esponjinha úmida para espalhar a base e, antes mesmo de secar por completo, utilize o pincel fofo de pele, para polir e retirar qualquer marcação que ainda tenha no rosto.

4. PREFIRA SOMBRAS MATTE

Aqui é o contrário da base... As sombras cintilantes vão evidenciar as linhas das pálpebras e dar um efeito de olhos cansados. Tenha sempre na necessaire uma sombra marrom opaca para o côncavo e aplique com um pincel de esfumar sombra para um efeito mais bonito e sem marcações. Além da sombra marrom, também tenha sempre à mão uma sombra clara também opaca para aplicar na parte interna dos olhos.

5. ARRASE NAS SOBRANCELHAS

Com o passar da idade vamos perdendo os pelos das sobrancelhas, então invista em um bom pincel chanfrado (aquele meio na diagonal, quadradinho e com as cerdas mais durinhas) que é é ideal para traços precisos criando alguns pelinhos que estão faltando. Fuja das sobrancelhas muito marcadas com lápis (parecendo que foram desenhadas com canetinha) e de lápis preto para o preenchimento das sobrancelhas! Envelhece 100 anos! Acredite!

6. USE ILUMINADORES E BLUSH EM CREME – FUJA DOS QUE TÊM ACABAMENTO EM PÓ!

Os produtos à base de pó vão evidenciar muito as rugas e tirar o brilho da pele devolvida pela base e os produtos usados antes da make. O iluminador e o blush devem ser aplicados com batidinhas e esfumados com pincéis próprios.

7. FUJA DO BATOM MATTE E/OU BATONS SUPER MATTE

Com a idade, os lábios ganham mais ruguinhas, os vincos ficam mais profundos, o lábio murcha e perde preenchimento... Os batons de acabamento matte e super matte evidenciam tudo isso! Prefira batons semi matte (também conhecidos como “mate confortáveis”) e batons cremosos com efeito hidratante e preenchedor. Além de ajudar na hidratação labial, eles disfarçam as ruguinhas e vincos.

8 - MÁSCARA PARA CÍLIOS À PROVA D'ÁGUA

Opte por uma máscara para cílios à prova d'água para evitar que ela borre ou derreta e deixe a área abaixo dos olhos escurecida - o que faz você acabar com um visual envelhecido. Outra dica com esse produto é priorizar a aplicação nos cílios superiores, deixando os cílios inferiores sem produto, para um visual mais clean no dia a dia.

DICA EXTRA >> PÓ PARA SELAR A MAQUIAGEM: USAR OU NÃO USAR?

SELAR A PELE COM PÓ, depois de uma certa idade, PODE SER UM PROBLEMÃO! 🤷♀️ Levanta a mão quem já passou pela experiência de fazer uma make bacana e, na hora que foi selar a maquiagem com o pó, acabou com um visual pesado e até envelhecido com marcas de expressão e ruguinhas destacadas ou poros dilatados em evidência? Mesmo usando pó facial soltinho e com moderação? 🙋♀️

Sim, mesmo que você use hidratante, primer, uma base maravilhosa, corretivo fluído, AINDA ASSIM, o pó que você passar por cima para "segurar" a maquiagem e fazê-la durar mais, pode deixar a tua pele com uma "cara" mais ressecada, mais envelhecida - MESMO QUE VOCÊ USE UM PÓ FACIAL SOLTINHO, como eu disse antes, ao invés do pó compacto. Sorry! Isso pode acontecer - principalmente se você PASSOU DOS 40 ANOS ou tem a PELE SECA. O pó "puxa" a umidade da make e, por isso, cria esse efeito...

"Tina, então como que resolvo isso porque se eu não usar o pó, a maquiagem "derrete" durante o dia!" FATO: SE VOCÊ NÃO SELAR A MAKE, COM PÓ, ELA VAI MESMO DERRETER! Então A DICA QUENTE (🔥🔥🔥) é: investe NUM BOM FIXADOR DE MAKE SPRAY, ou numa boa bruma fixadora (como também são chamados esses produtos).

Além de ajudar a fixar a maquiagem na pele, fazendo-a não derreter e durar mais tempo, o fixador confere umidade à pele, um "fresh" à cútis, deixando-a mais viçosa, sem aquela aparência ressequida - MESMO QUE VOCÊ TENHA USADO PÓ PARA SELAR A BASE E O CORRETIVO NA PELE!

Sério: quem tem pele seca ou madura TEM QUE INVESTIR EM UM PRODUTO ASSIM! É essencial na make da mulherada após os 40 anos! Vai por mim!

No momento, tô usando o #MasterFix da Maybelline. Além de fixar a maquiagem, ele é oil free (a quarentona aqui tem pele oleosa e com acne, então AMO isso nele), é totalmente invisível na pele depois de aplicado é me ajuda demais com essa questão de deixar a pele selada, porém com um acabamento bonito, sem destaque para rugas, vincos e poros. Adoro MESMO e o que é DICA QUENTE, eu compartilho MEXXXXXMO!

Saber que a pele madura requer alguns cuidados especiais, faz toda diferença. A gente pode (e deve) se sentir bela em qualquer idade, é só fazer algumas adaptações nos produtos de make e sair por aí arrasando!

SIGAM-ME TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Pinterest





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://makecoisaetal.com.br/noticia/683/visualizar/