Make, Coisa e Tal - makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Sexta - 05 de Agosto de 2016 às 10:18
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Em todo esse tempo de blog (desde 2009) a gente escreve sobre muita coisa e também vê muita coisa em outros blogs e um dos assuntos que NUNCA vejo sendo abordado na blogosfera brasileira é MAQUIAGEM PARA ALBINAS. Como eu também nunca havia escrito nada sobre o assunto antes, resolvi "arregaçar as mangas" e trazer esse assunto aqui para o Make, Coisa e Tal.

É claro que o Albinismo é raro e esse post não deve atingir um número enorme de pessoas - até porque não é todo dia que a gente encontra um albino na rua (quantos você conhece?). Mas você também já notou que preconceitos, muitas vezes, envolvem as minorias?


A modelo norte americana - albina e negra - Diandra Forrest.


Diandra Forrest

Como jornalista, aprendi a falar para TODOS e, particularmente, ODEIO PRECONCEITOS! Albinas (e albinos) têm sim sua beleza. São como hibiscos brancos nascidos em uma grande cerca de jardim, só de hibiscos vermelhos. Então por que não valorizar e abordar o tema na área da Beleza também? ;-) Então o post de hoje é tanto para quem é albina, quanto para maquiadoras e maquiadores que terão o prazer de maquiar esse tipo raro de pele.

DICAS DE MAQUIAGEM PARA ALBINAS:

Existem dois tipos de albinos: os com alguma melanina na pele, olhos, pelos e cabelos e os que tem deficiência total na produção de melanina - o pigmento no corpo humano responsável pela cor. Isso significa que há albinos com uma enorme gama de cores de cabelo (que podem ir do louro palha ou platinado ao loiro avermelhado), olhos (que vão do azul, ao violeta e verde) e pele (que pode ser branca papel, branca com sardas e branca porcelana). Em todos os casos, as albinas têm pele delicada e a maquiagem também deve acompanhar essa mesma delicadeza.

TONS IDEAIS:

Delicadeza na maquiagem não significa que albinas devem abrir mão da cor. Pelo contrário, ela pode ser usada. No dia a dia, a maquiagem para albinas pede tons neutros como o marrom, oliva, chumbo, cinza, pêssego, telha e malva, por exemplo. Outra boa pedida são os tons quentes, como os tons próximos aos marrons avermelhados, rosados avermelhados e vermelhos cereja.


A modelo russa - e albina - Nastya Kiki Zhidkova

Tons frios também podem compor a maquiagem para albinas, desde que bem equilibrados com a pele. Se for usar azul e lilás, por exemplo, não esqueça do blush mais rosado ou pêssego.


Nastya Kiki Zhidkova


Nastya Kiki Zhidkova

As proporções devem ser bem equilibradas para fugir do beauty look excêntrico. Se optar por batons com mais cor (com tons como o telha ou marrom), lembre de equilibrar a cor dos lábios com os olhos. Nesse caso, opte por maquiagem esfumada em tons de marrom, chumbo, cinza ou malva nos olhos.

PREPARAÇÃO DA PELE:

Antes de se iniciar a maquiagem é necessário fazer uma boa hidratação facial sem esquecer da alta proteção solar. Lembre que a falta de melanina deixa a pele mais sensível ao Sol. Por isso, não há como pular essa parte, ok?

COBERTURA - BASE E CORRETIVO:

A hora da base para a cobertura da pele pode ser bem complicada... Aliás, acredito que essa seja a parte mais difícil da maquiagem para peles albinas! O negócio é escolher os tons mais claros das bases disponíveis no mercado e provar, antes de usar. Também vale fazer uma "mistureba" entre as marcas para chegar em um tom similar ao da pele. É claro que, exatamente igual, vai ser mega difícil. Mas existem marcas com tons de base super clarinhas, que você pode tentar.

A Dailus tem dois tons de base mega clarinhos em sua linha Soft. É a Nude - e ela é realmente muuuuuuuuuuuuuuuuito clara! E a Claríssimo - que tem um tom claro, porém mais rosado.



A assessoria de imprensa da marca me enviou os produtos para eu conhecer e tenho QUASE CERTEZA que a Nude serviria para pele albina. Não, não está escrito errado. A Nude é mais clara que a Clarissimo. Saca só:


A assessoria de imprensa da marca me enviou o produto para eu conhecer e tenho QUASE CERTEZA que serviria para pele albina.

A minha pele é mega clara (branca porcelana mesmo) e olha como o tom Nude fica no meu rosto:

A Dailus também tem o corretivo no mesmo tom #FicaADica ;-)

Quem está disposta a gastar mais, pode procurar bases assim, bem clarinhas, em marcas gringas que tenham produtos específicos para profissionais. A MAC, por exemplo, tem bases bem claras em sua paleta de cores, que também podem ser usadas em peles albinas.

DICA EXTRA 1: o hidratante Strobe Cream, da Mac tem partículas refletoras de luz. Ou seja, ele tem o poder de clarear o tom da base escolhida. Então você pode misturá-lo com uma base bem clarinha (que pode ser de qualquer marca).

DICA EXTRA 1: o Primer Iluminador da Vult também faz o mesmo efeito que o Strobe Cream da MAC. Ele é um primer que não brilha muito, mas tem partículas de clareamento num tom branco perolado. Então pode ser misturado à uma base que já seja clarinha, para deixá-la ainda mais clara ;-)





PÓ FACIAL E ILUMINADOR:

Se encontrar o tom de base correto é difícil, por outro lado, achar o pó compacto é muuuuuuuuuuuuuuuuito mais fácil :D Existem várias marcas, inclusive nacionais, que têm pós bem clarinhos: Dailus, Catharine Hill e Quem Disse Berenice? são algumas delas. Por aqui, uso muito o Pó Translúcido da Dailus.


Depois de fazer a cobertura da pele, é hora de realçar tudo e o iluminador é um verdadeiro aliado para todas as mulheres. Isso não é diferente para peles albinas! Se você pensa que peles tão clarinhas não precisam ser iluminadas, engana-se! O iluminador ajuda a devolver todo o viço que essa pele necessita.

Na hora de aplicar o iluminador, as regras seguem as mesmas para maquiagens em outros tipos de pele. AQUI NO BLOG TEM UM GUIA, BEM COMPLETO SOBRE ILUMINADORES E SUA APLICAÇÃO. Depois dá uma olhadinha. :-)

DELINEADO NOS OLHOS. PODE?


A modelo negra - e albina - Thando Hopa

Sim! Os olhos podem ser realçados com delineadores, tanto pretos, quanto marrons. Se você tem dificuldade em delinear os olhos, tenho um VÍDEO ENSINANDO UMA FORMA FÁCIL DE FAZER ISSO.

MÁSCARA PARA CÍLIOS E CÍLIOS POSTIÇOS:

Também vale investir na máscaras de cílios preta na hora de finalizar os olhos. Cílios postiços também são bem vindos. Se quiser um visual mais natural com os postiços, você pode investir em cílios que não sejam pretos. A MAC tem cílios castanhos clarinhos que são bem naturais. Saca só:

SOBRANCELHAS DEFINIDAS:

As sobrancelhas de albinas costumam ser brancas ou muito clarinhas. Por isso você pode defini-las usando lápis para sobrancelhas e/ou sombra marrom bem clarinha.

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas e, caso você não seja albina e esteja lendo esse post, não deixe de compartilhar com aquela amiga "Filha da Lua", ok?

Ah, sobre a questão do preconceito, caso - depois desse post, com tantas inspirações de beleza albina (mulheres lindas e bem resolvidas) - caso alguém ainda comente que acha pessoas albinas feias ou estranhas, vou deixar aqui algumas imagens também de um representante masculino, o modelo Stephen Thompson. Vejam e reflitam :D

Gostaram? Independente do tipo físico, a beleza está em todo lugar. É só uma questão de observação ;-)

Beijos!

Esse post NÃO é um publieditorial!!!

SIGAM-ME TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Google+ e Pinterest





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (1) Faça um comentário

  • Ritamara
    Amei o post!!!!!

    Quarta - 30 de Novembro de 2016 às 18:43h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://makecoisaetal.com.br/noticia/486/visualizar/