Make, Coisa e Tal - makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Terça - 17 de Março de 2015 às 12:29
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Por mais estranho que possa parecer para muitas de nós, os batons em tons de cinza e subtons com fundo acinzentados vêm roubando a cena - o coração e lábios - da mulherada fora do Brasil. Quer uma prova disso? Basta procurar no Google por "batom cinza" ou "gray lipstick" pra logo aparecer um monte de imagens de modelos, blogueiras gringas e fashionistas usando a cor nos lábios.

Lembro que um dos primeiros lugares em que vi o cinza nos lábios, foi na Semana de Moda de Nova York de 2009! Na ocasião, a grife Doo.Ri trouxe as modelos com a cor na boca, causando estranheza em muita gente. Na mesma época, a cantora Kesha e a atriz Paz de la Vega, também passearam por aí com os lábios cinza. Mas como, nem sempre, dá pra trazer pro nosso dia a dia o que a gente vê nas passarelas (porque tem muita maquiagem conceitual) e o que cai no gosto das celebridades (porque tem muita gente excêntrica nesse meio), acabei não dando muita bola... E, realmente, naquela época, o batom cinza acabou não se popularizando.

Mas como em moda e beleza as tendências vão surgindo aos poucos - quase que de forma inexplicável - o batom cinza renasceu em 2012 quando a MAC e Estée Lauder resolveram apostar na cor para a temporada de inverno de 2012. As duas gigantes do setor lançaram batons em tons de cinza - o "Grey Friday" e o "Gunmetal", respectivamente.

Depois disso, a MAC lançou o Viva Glam Rihanna 2, um marrom acinzentado metalizado que na bala parecia dourado, mas quando era aplicado nos lábios ficava num tom de cinza bem divo - quem lembra? Rolou até um estranhamento, mas não demorou muito e o negócio começou a fazer sucesso, gente! O Viva Glam Rihanna 2 esgotou rápido nos pontos de venda lá fora e consolidou a cor como "tendência" entre a galera ligadas no assunto (jornalistas de beleza, maquiadores e bloggers).


Daí, o batom cinza começou a aparecer aqui e ali - em várias versões de várias marcas gringas. A Lime Crime, por exemplo (que é conhecida por lançar batons em tons super diferentes), foi uma das que apostou na cor lançando o "Chinchilla" - um cinza com fundo lilás, que permanece na linha de produtos da marca.

Seguindo essa mesma ideia do cinza com fundo lilás, a Yes Cosmétics lançou - em 2012 - o Confetti, da linha da Sabrina Sato. Tenho o meu até hoje! Vai vencer em dezembro de 2015!!! Mas foi uma cor que também teve dificuldades. Era muito claro e super difícil de aplicar nos lábios. Fiz uma foto usando ele para vocês verem:

Pra ficar assim, faço umas três aplicações com pincel. É um batom bem complicado de usar... O tom é meio parecido também com o D'Lilac, da Lime Crime. Peguei uma foto da blogger Amy Valentine usando a cor para vocês perceberem que segue o mesmo padrão cinza claro, com fundo lilás.

O D'Lilac puxa mais para o Lilás do que o Confetti - mas acredito que a ideia na concepção das cores era a mesma. O D'Lilac ainda existe ;-)

Apesar dos lançamentos anteriores, por aqui, a tendência do cinza nos lábios ainda é tímida. O batom cinza - propriamente dito -  praticamente só está aparecendo agora! É que a brasileira ainda prefere cores mais tradicionais... A Eudora até chegou a lançar um batom bem cinza em meados de 2012 - seguindo a tendência da MAC. Era o "Cinza Bit" da coleção SOUL. Mas não teve aceitação das consumidoras e acho que a marca descontinuou o produto porque não encontrei mais na loja online... Talvez esse seja o momento de trazê-lo de volta à vida #FicaADica Eudora!

O lançamento mais recente de batom cinza é da Tracta. A marca desenvolveu em parceria com Bruna Tang (cantora, locutora e apresentadora de rádio e TV) um batom bem cinza (com fundo azulado) e matte (opaco - mas é aquele matte mais confortável. Que não fica 100% opaco mas que também não é tão seco, sabe?).

Usar um batom assim, puro nos lábios - para rodar por aí, como fazem as gringas - não é a praia de muitas. Até porque, aqui no Brasil a cultura é outra, né gente? Lá fora, a pessoa pode até sair fantasiada na rua que ninguém liga. Mas, por aqui, uma cor diferente nos lábios já é motivo pra ser apontada e chamada de maluca. Ousar, nesse nível, não é para todas. Tem que ter atitude e saber segurar um batom cinza nos lábios. Como sempre digo pra vocês, maquiagem é uma questão muito pessoal. A gente tem que se sentir bem e bonita pra poder usar algo. Com o batom cinza não é diferente!

Lá fora, a mulherada costuma usar o batom cinza com sombras em tons similares - criando um look monocromático. Fica bem interessante. Olha só:

Mas o batom cinza é bem mais versátil do que você pode imaginar! Dá para usá-lo com outras cores e fazer misturas incríveis! Você pode, por exemplo usá-lo com seu lápis neutro favorito. Delineie e preencha todo o lábio com o lápis e depois vá acrescentado camadas do batom cinza até chegar ao tom desejado. Lá no meu Instagram (se você ainda não me segue, vai lá porque tô sempre postando dicas de makes e outras coisinhas) dei a dica de criar um nude acinzentado lindo e super chique. Olha só:


Pra chegar em um tom parecido com o Stone (que é esse lápis da MAC - com fundo castanho), é só misturar um lápis ou batom taupe com o batom cinza! Fica muito lindo!!! Aliás, o cinza deixa qualquer tom de batom mais elegante. Uma coisa meio sóbria e requintada. Amo!

Misturando lápis labial marrom ou chocolate (com fundo avermelhado) com gloss cinza, por exemplo, cheguei em outro tom de nude acinzentado:


Nessa mistura usei o gloss labial Glamourize (cor 02) da essence, com o lápis labial Chocolat, da Payot.

Já tenho o Glamourize 02 há algum tempo (ganhei o meu de uma colega blogueira que mora na Alemanha) e sempre uso para fazer misturinhas com outras cores porque não tenho o perfil para usá-lo sozinho. 

Ele é tem um tom de cinza cintilante, que mais parece um prata. Sozinho, em mim, fica muito cheguei!!!

Como qualquer gloss, ele é meio translúcido. Quando aplicado sozinho nos lábios, dá aquele brilho prateado suave, mas bem evidente. Pra quem tem pele fria (tem post aqui no blog explicando como saber se sua pele é quente ou fria), combina.

Nos meus lábios, também apliquei o Glamourize 02 com um lápis chumbo por baixo, seguindo bem a tendência dos lábios em tons de cinza. Ficou assim:

O cinza é um tom que puxa muito para o azul. Então, dependendo da luz (se é luz do dia na parte da manhã ou da tarde; se é artificial - branca ou amarela) fica mais ou menos azulado.

Pra ficar assim, misturei o lápis Chumbo (cor 06) da Dailus com o Glamourize 02. O Carbon é um lápis para olhos, mas como é super cremoso, desliza fácil nos lábios e dá pra usar com gloss ou batom líquido por cima numa boa.

Sabe aquele batom rosa-choque ou laranja que você já usou até dizer chega nas últimas duas temporadas Primavera/Verão, enjoou e tá no fundo da gaveta? Experimente usá-lo com uma camada de batom cinza. Na hora as cores se transformam e ganham tons mais discretos e classudos.

Também dá pra misturar vermelho com cinza, vinho com cinza, amora com cinza... Não vai faltar é opção. Só colocar a criatividade em prática ;-)

Ainda não tem certeza se quer investir num batom cinza? Faça uma versão caseira seguindo essa receita aqui (só trocando a cor do pigmento, claro). Também é possível misturar um pouco daquele batom líquido matte clarinho (como a cor 01 da coleção matte da Vult, por exemplo) com pigmento cinza e criar um novo tom de cinza (personalizado).

E aí, vamos tentar? Façam suas misturas e, se postarem fotos no Insta usando, é só marcar com #makecoisaetal que vejo todas!

Beijos!





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (7) Faça um comentário

  • Bruna
    Que post maravilhoso Tina,até eu que não sou muito ousada no quesito batom adorei essa cor.

    Terça - 17 de Março de 2015 às 16:02h Responder
  • Carolina Citadini
    Fiquei louca por todos esses.... eu tenho um cinza azulado da Eudora, chama Hid Cinza Bit.

    Terça - 17 de Março de 2015 às 14:51h Responder
  • Catarina Marques
    Completamente apaixonada por esse chinchila, gente! Ai se o dólar não tivesse tão alto... :-( Post maravilhoso!!!

    Terça - 17 de Março de 2015 às 14:22h Responder
  • Jaqueline
    Daí você pensa que um negócio é novo. Entra aqui e descobre que isso já existe desde 2009? Só você mesma Tina, pra contar essas coisa pra gente! Adorei!

    Terça - 17 de Março de 2015 às 14:21h Responder
  • Vanessa
    Tina, você fez post de batom cinza!!! *--* Adorei! Eu uso faz tempo e tô feliz da vida de ver essa tendência chegando aqui ao Brasil. Adorei o post!

    Terça - 17 de Março de 2015 às 14:20h Responder
  • Camila
    Existem acinzentados e acinzentados, né? Adorei o post porque mostra que o batom pode ser cinza, mas ao mesmo tempo, fugir do comum. Eu lembro desse da Rihanna - um espetáculo! Uso fácil algumas misturinhas. Esses dois nudes que você mostrou, fiquei apaixonada. Já quero igual kkkkkkkkkkkk! Os cinzas mais tradicionais mesmo, vou esperar um pouco mais. Acho que ainda não tenho corágem de sair na rua com um desses. Post perfeito Tina. Como sempre, dando a oportunidade da gente conhecer mais sobre algo. Sou fã! Beijão no coração!!!

    Terça - 17 de Março de 2015 às 14:17h Responder
  • Cristiane
    UAU!!!! O post mais completo sobre batom cinza que eu já li até hoje!!! Parabéns, Tina! Eu penso assim: logo quando surgiram os primeiros batons roxos, muita gente torceu feio o nariz. Hj em dia, mesmo que existam pessoas que ainda não gostem, já há também um número enorme de apaixonadas pela cor. É, como você disse, algo cultural. Acho que em algumas pessoas fica lindo e também é questão de saber adequar o tom e subtom do cinza com a cor da pele. Adorei e usaria! Beijos, Tina sua diva!

    Terça - 17 de Março de 2015 às 14:13h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://makecoisaetal.com.br/noticia/292/visualizar/