Make, Coisa e Tal - makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Terça - 03 de Março de 2015 às 12:55

    Imprimir


Oi meninas! Hoje trouxe para vocês um post sobre como salvar aquele batom caro que você custou a comprar, que caiu e quebrou... E também como reaproveitar aquele seu batom lindo, que você adora, mas que já tá gasto, torto na bala e cheio de partes irregulares, sabe? Enfim, aquele batom maravilhoso, mas que tá tão feio na bala, que você tem até vergonha de tirá-lo da bolsa na frente das amigas para aplicar nos lábios!!! #abafaocaso #aquitemasolução :-D 

VEJA TAMBÉM:

COMO CONSERTAR MAQUIAGEM COMPACTA QUEBRADA (SOMBRAS, PÓ E BLUSH)

COMO AMOLECER MÁSCARAS PARA CÍLIOS SECAS E DURAS - TRÊS FORMAS DIFERENTES!

COMO FAZER BATOM LÍQUIDO EM CASA

COMO FAZER CORRETIVO COLORIDO EM CASA

Vou mostrar três formas diferentes de manter o batom com você por mais tempo e dar aquela renovada no bonito - desde que ele esteja no prazo de validade, ok? Usar uma forma ou outra, vai depender do gosto de cada uma de vocês. Vamos ver como é? Olha só:

COMO SALVAR, NA BALA, O BATOM QUEBRADO

Pra quem não sabe, "bala" é o nome dado ao batom que está no cartucho da embalagem. Já reparou como o formato lembra uma bala de arma? Por isso tem esse nome, ok? Então, vamos supor que você acabou de comprar aquele batom divo que já estava de olho há algum tempo. Ele tá novinho, mas na hora de pegar, você deixa o bendito cair no chão e ...puft! Quebrou! Como o batom era novinho em folha, talvez você quizesse mantê-lo ainda na embalagem original (até porque se ele for importado, por exemplo, vai que rola aquela ostentação básica, né?). O que fazer nesse caso?

Dá pra "colar" a parte quebrada novamente! Pra isso você vai precisar de:

- 1 colher de sopa;
- um esqueiro;
- o batom quebrado.

FAÇA ASSIM:

Aqueça a parte da base do cartucho da embalagem do batom com a ajuda do esqueiro. Mantenha a chama uns centímetros longe para não derreter a embalagem, ok? Só queremos aquecer o tanto de batom que sobrou no cartucho!

Cole a parte quebrada do batom, na parte aquecida anteriormente pela chama do esqueiro. Segure firme por uns dois minutinhos.

Depois, coloque o batom - fechado - na porta da geladeira por mais alguns minutos para que, ao esfriar a cera do batom, mantenha as duas partes coladinhas.

Dessa forma você mantém o batom na embalagem por mais algum tempo. Masssssss... Essa opção não é 100% perfeita. Às vezes acontece do batom quebrar novamente depois de algum tempo... Por isso, prefiro "salvar" os batons quebrados aqui de casa das formas a seguir. Olha só:

COMO REAPROVEITAR BATONS QUEBRADOS OU GASTOS COM A AJUDA DE UMA VELA:

Essa forma é indicada tanto para batons quebrados novos ou para os mais antigos. Também pode ser usada nos casos em que o batom ainda está firme e forte na bala, só que bem gasto, torto, estranho... E você já tá até preferindo passar eles nos lábios quando não tem ninguém olhando, para não repararem no coitado :-D

Você vai precisar de:

 - potinhos plásticos (redondos ou quadrados). Sabem aqueles porta remédios que vêm em estojos agrupadinhos com os dias da semana? Também vale! Ou você pode usar uma embalagem de delineador gel que tenha acabado ou, até mesmo, latinhas de bala;

 - uma colher de sopa;
- vela;
- o batom quebrado.

FAÇA ASSIM:

Coloque a parte quebrada do batom na colher de sopa.

Acenda a vela e coloque a colher com o batom sobre a chama.

Aos poucos, o batom vai derretendo na colher.

Quando o batom estiver completamente derretido, coloque no potinho plástico e ponto! É só tampar e levar à geladeira por alguns minutinhos para endurecer.

COMO REAPROVEITAR BATONS QUEBRADOS OU GASTOS COM A AJUDA DO MICROONDAS:

Você também pode usar um microondas para derreter o batom quebrado. Nesse caso, você deve remover a parte quebrada do batom e raspar o que sobrou no cartucho (ou pegar todo o batom gasto e feito que estiver na embalagem). Use um palito de laranjeira (aquele que a gente usa pra limpar os cantinhos das unhas depois de pintar), um palito de picolé limpo e seco ou um espátula (como aquelas de cílios postiços) para raspar o batom do cartucho. 

Coloque todo o batom removido, direto no potinho em que ele ficará guardado. Assim:

Deixe no microondas por alguns segundos. O tempo varia de aparelho para aparelho. Mas em média são 40 segundos. Coloque aos poucos. Primeiro 20 segundos. retire e olhe. Se precisarem de mais tempo, coloque mais 20 segundos e assim por diante. Depois que o batom estiver líquido no potinho, você pode deixá-lo em repouso até que fiquem durinhos ou colocá-lo um pouco na porta da geladeira (só pra dar aquela refrescada sem exageros).


Se você tiver vários batons quebrados ou feios, pode colocá-los todos juntinhos no microondas - assim derrete todos de uma só vez. Mas fique atenta com o tempo e coloque aos poucos para não aquecerem demais e modificarem a fórmula.

Depois é só tampar e guardar ;-)

Você salva seu batom e fica até mais chique pra usar! :-D Os grandes maquiadores retiram toda a "bala" do batom e colocam em paletas ;-)

Lembram que comentei que vocês poderiam usar aquelas embalagens porta-remédios para guardar os batons? Eles acabam se transformando em uma "paleta" de batons. Olha só:

Pra saber quem é quem na paleta, você pode descolar o nome dos batons - que ficam no fundo das embalagens originais - e colar no fundo da paleta que você acabou de criar. Ou também pode criar suas próprias etiquetas ;-)

Bom meninas, é isso! Espero que tenham gostado do post de hoje e usem essas dicas para reaproveitarem seus batons. Beijos!

Gostou? Siga a Liz Rocha também no Instagram





Comentários (10) Faça um comentário

  • Bianca Maria Sobrinho Rodrigues
    Olá meninas que compartilharam esta dica maravilhosa conosco eu já fiz isso uma vez, mas fiquei com medo de continuar por achar que pudesse alterar algo no batom, como por aquecê-lo e atenua o resultado final do batom ou algum componente que venha fazer mal à saúde de todos futuramente como exemplo o chumbo, em contato com a alta temperatura, pudesse ficar mais tóxico ou qualquer outro malefício a saúde, então gostaria que me explicassem isso se realmente não há nenhum problema com o batom, ao esquentá-lo!!! Bjkss e obrigada por tudo ??

    Terça - 13 de Outubro de 2015 às 23:36h Responder
  • Julia
    aonde voce compro aquele redondo que vem um monte dentro da caxinha

    Quarta - 25 de Março de 2015 às 13:06h Responder
  • Priscila
    Por favor, os potinhos plásticos (redondos ou quadrados) onde você encontrou? Revirei aqui na minha cidade para encontrar, porque amei a ideia, mas não encontrei em lugar nenhum :( Vocês compraram de algum site? Queria algum que como na sua foto, eles se encaixam sabe? Mas adorei a ideia, achei super prático e fácil de fazer :D Obrigada!!!

    Terça - 10 de Março de 2015 às 17:04h Responder
  • Elizabeth
    Era exatamente essa a minha pergunta! Obrigada pela dica.

    Sábado - 07 de Março de 2015 às 17:45h Responder
  • Tina
    Oi Cheila! Obrigada por compartilhar a dica!!! ;-) A capinha sempre é bacana, né? Mas eu ainda prefiro os lencinhos porque já limpo o pincel na hora, sabe? E como a minha bolsa costuma ser pior do que a sacola do gato Félix, enfio a mão pra pegar algo e vou remexendo tudo, fazendo aquela bagunça, tenho medo de acabar tirando a capinha do pincel ... Mas a tua dica é ótima sim! Beijokas!!!

    Terça - 03 de Março de 2015 às 18:16h Responder
  • Tina
    Verdade Vanessa!!! Super beijo :-*

    Terça - 03 de Março de 2015 às 18:13h Responder
  • Cheila
    eu uso o pincel da Vult que vem com uma especie de capinha/tampinha, é bem em conta e muito bom pra não fazer sujeiras *-*

    Terça - 03 de Março de 2015 às 17:01h Responder
  • Vanessa
    Adorei a dica, muito boa! pondo os batons na paleta ainda diminui o volume da mala de msquiagens, e fica mais fácil de achar a cor desejada! Amei, parabéns pelo post.

    Terça - 03 de Março de 2015 às 15:13h Responder
  • Tina
    Oi Elizabeth! Aqui é a Tina. Tudo bom? Eu não sei se entendi direito... A tua pergunta é sobre o que fazer para que o pincel que a gente carrega na bolsa, pra aplicar o batom, não fique sujo na bolsa e não acumule bactérias. É isso? Se for, eu posso te dizer o que eu faço. Costumo carregar na minha bolsa um pacotinho de lenços umedecidos. Faço isso sempre, não apenas pela questão da maquiagem, mas também porque - às vezes - usamos banheiros que não têm papel higiênico... Então, o pacotinho de lenços umedecidos (aqueles de neném) me salvam sempre, sabe? Daí, uso os lencinhos por vários outros motivos: para secar o suor do rosto, limpar as mãos e, também, para limpar o pincel de batom que fica na bolsa. Não dá trabalho nenhum! Aplico o batom, pego o lencinho e passo o pincel nele. Como esses lenços têm ação bactericida, funcionam muito bem! Se você não quiser carregar um pacote de lenços umedecidos de neném na bolsa (que geralmente são maiores), pode comprar lencinhos removedores de maquiagem. São vendidos em farmácia e o pacotinho costuma ser menor ;-) Espero ter ajudado! Beijokas!!!

    Terça - 03 de Março de 2015 às 15:09h Responder
  • Elizabeth
    Super dica!! Ainda não tinha entendido como faziam pro batom ficar legal no potinho... agora, diga uma coisa: existe alguma forma prática de carregar um pincel para lábios com esse batom para retoques sem que o pincel (que foi utilizado na aplicação inicial) fique cheio de bactérias ou suje a bolsa?

    Terça - 03 de Março de 2015 às 14:54h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://makecoisaetal.com.br/noticia/284/visualizar/