Make, Coisa e Tal - makecoisaetal.com.br
BELEZA
Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 18:16
Por: Tina Szabados

    Imprimir


O caso da explosão do frasco aerossol do secante de unhas Charming, da Cless Cosméticos, que feriu a mão da dentista Thammy Cardoso, de 26 anos essa semana em Roraima, chocou muita gente! As fotos do local do acidente (um salão de beleza na zona Oeste de Boa Vista) impressionam pela brutalidade da explosão. A moça levou 22 pontos na mão direita e também teve que fazer enxertos de pele para reparar o ferimento.

Quando postei o caso na fan page e no meu perfil pessoal no Facebook, muitas pessoas comentaram que estavam com medo e perguntaram se uma explosão como a ocorrida no caso Thammy também poderia acontecer com outros produtos sprays como desodorantes e aromatizadores de ambientes, por exemplo. Sim, gente. Pode acontecer! 

Basicamente, o aerossol permite que a embalagem seja pressurizada. Então, no interior desta embalagem há uma mistura de um produto (desodorante, cabelos, tinta, inseticida, lubrificante, etc.) e um gás propelente (isobutano, butano, di-metil éter, butanona, álcool etílico, propano, etc - dependendo do caso). Essa mistura permanece no interior da embalagem, por meio de um dispositivo, chamado de válvula. Ao pressionarmos essa válvula, a mistura de produto e gás é liberada para a atmosfera sob a forma de um spray, que tem o nome técnico de aerossol (dispersão de partículas em um meio). 

Ou seja, é altamente inflamável e perigoso. Por isso, no verso da embalagem de produtos aerossois há sempre a informação de que o frasco deve ficar longe de fontes de calor e de altas temperaturas. Infelizmente, muitas pessoas não fazem ideia do risco e não tomam os devidos cuidados no armazenamento de produtos desse tipo. Outras, como nunca viram um caso de explosão acontecer envolvendo sprays, acreditam que as orientações no verso da embalagem são mera formalidade e não tomam os devidos cuidados.

Segundo Thammy, ela carregou o frasco do secante no carro, com o ar condicionado ligado, até o salão. Mas não sei se ela guardava o produto no carro sempre... Se deixava-o no automóvel constantemente... Na fan page, li relatos de pessoas que disseram deixar esse tipo de produto no porta-luvas - o que é um risco, já que um carro estacionado no sol alcança temperaturas superiores a 50º no verão, tranquilamente!

Também houve especulação sobre a temperatura em Roraima na segunda-feira (dia do acidente). Segundo a assessoria de imprensa da marca (que entrou em contato comigo hoje, por telefone) o registro oficial da meteorologia foi de 34º naquele dia - temperatura insuficiente para causar a explosão sozinha.

No momento, uma perícia (ainda sem prazo para ser concluída) está sendo realizada pela Baston Aerossol, a empresa responsável pela fabricação da embalagem do secante para unhas Charming, da Cless Cosméticos. A ideia é averiguar os fatos e encontrar as causas da explosão. Até o momento, a empresa só teve acesso às fotos do acidente e da embalagem, assim como o relato dos envolvidos. Mas, de acordo com a assessoria da Cless, a Baston deverá ficar com a embalagem que explodiu para exames técnicos.

Recebi da assessoria da Cless uma nota de esclarecimento sobre o acidente. Nela, a empresa afirma que não há risco de haver lotes com defeito no mercado, que possam gerar riscos aos consumidores, desde que atendidas as recomendações de uso de um produto aerossol, conforme orientado no verso da embalagem. Na nota, a empresa também afirmou que já fez contato com Thammy e que ela passa bem. Segue abaixo, na íntegra, a nota de esclarecimento que recebi:

NOTA DE ESCLARECIMENTO CLESS COSMÉTICOS:


"A Cless Cosméticos, que há 10 anos atua no mercado de beleza, certifica a alta qualidade de seus produtos, buscando sempre manter relações transparentes com todos os públicos, desde seus fornecedores e parceiros, até seus clientes e consumidores.

Parte dos produtos da Cless são produzidos com a tecnologia aerossol, o que garante a durabilidade e praticidade durante seu uso. Todo produto aerossol, como desodorantes, inseticidas, óleos lubrificantes, tintas, cosméticos e outros, devem seguir precauções em seu manuseio e armazenamento. Esses produtos devem ser mantidos ao abrigo de fontes de calor, como por exemplo ficarem expostos ao sol, lugares quentes, deixados em carros e/ou fechados em ambientes com altas temperaturas.

Todas as latas de aerossol são fabricadas seguindo rigorosos cuidados e obedecendo normas técnicas específicas, além disso, são testadas uma a uma antes da colocação à venda. Todo aerossol contém gás sob pressão e pode se expandir e romper o tubo caso seja exposto ao calor.

Quando submetido a temperaturas excessivas, acima de 50ºC, o gás se expande e aumenta a pressão interna do tubo, que contém dois recursos de segurança extras; o fundo côncavo - que chega a ficar convexo com a finalidade de aumentar um pouco a capacidade interna e amenizar sua pressão - e a cúpula, evitando o rompimento. Mas em temperatura muito alta, como a gerada no interior de automóveis em dias quentes, o gás continua a expandir e o tubo se rompe apesar das proteções existentes, que é o que está sendo averiguado neste raro caso de ruptura da lata de aerossol.

Mantendo a postura de transparência e respeito aos nossos consumidores e clientes, ficamos sabendo através das redes sociais sobre um incidente ocorrido em Boa Vista, Roraima, com um tubo do Secante de Esmalte de Ojon. O nosso fabricante desta tecnologia entrou em contato com a consumidora e se colocou a disposição para ajudar no que for necessário e entender as circunstâncias do acidente. Ainda não recebemos o material danificado para análise, mas as fotos recebidas mostram deformações causadas por temperatura excessiva.

Que fique claro que pequenos choques e agitações da embalagem não são suficientes para ruptura do tubo, mas sim uma associação disso à temperaturas acima de 50 graus.

Em termos técnicos, a capacidade dos tubos segue rigorosas normas, possibilitando que o conteúdo tenha espaço para se expandir de maneira segura, mas em casos extremos de temperatura essa ruptura pode vir a acontecer.

Ressaltamos que não há risco de haver lotes com defeito no mercado que possam gerar riscos aos consumidores, desde que atendidas as recomendações de uso de um produto aerossol, conforme orientado no verso da embalagem.

Informamos também que já foi feito contato com a consumidora que se feriu e que ela passa bem, e, que estão sendo tomadas as providências pela Baston, fabricante do tubo, para análise do ocorrido, que é raro."

Agradecemos a confiança de 10 anos na Cless e asseguramos que todos os nossos produtos, quando usados da forma recomendada, são totalmente seguros e eficazes."


Sei que esse post foge bem aos demais posts aqui do Make. Mas, como sabem, sou jornalista por formação e achei de extrema importância compartilhar com vocês o fato como forma de alerta, desde o início. Agora, da mesma forma, me sinto obrigada a compartilhar mais uma vez com vocês essas observações sobre o acidente e a nota de esclarecimento da empresa.

Fica o alerta: muito cuidado na hora de usar e de armazenar produtos aerossois - seja em casa ou em salões de beleza. Se sentir linda é super importante para nossa auto estima. Mas estar segura e saudável é essencial.

Beijos a todas (e todos)!





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (12) Faça um comentário

  • Tina
    Oi Luana! Não encontrei esse erro que você está dizendo não... O que a empresa escreveu foi "Esses produtos devem ser mantidos ao abrigo de fontes de calor, como por exemplo ficarem expostos ao sol, lugares quentes, deixados em carros e/ou fechados em ambientes com altas temperaturas." Ao abrigo = abrigados, protegidos... Sacou? ;-) Beijokas!!!

    Sexta - 21 de Novembro de 2014 às 09:39h Responder
  • Tina
    Super perigoso, Elaine! Converse com ele sobre os riscos! Beijos!

    Sexta - 21 de Novembro de 2014 às 09:36h Responder
  • Luana Bengoche
    No segundo parágrafo de esclarecimento, tem um pequeno erro que poderá ser entendido de forma errada. Esta descrito que devesse manter guardado em locais com excesso de calor. Erro ortográfico que deve te ocorrido pela rápida escritura. Vale a pena corrigir antes qu sigam a risca. Beijos ??

    Quinta - 20 de Novembro de 2014 às 16:39h Responder
  • Elaine
    Nossa meu marido sempre deixa um desodorante spray no porta luvas do carro depois dessa não deixará mais... Ótimas informações. Obrigado

    Quinta - 20 de Novembro de 2014 às 08:12h Responder
  • Tina
    Ótimo saber que você também vai ficar mais atenta na hora de usar e guardar esse tipo de embalagem, Camila. Isso é super importante! Beijão!

    Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 22:23h Responder
  • Tina
    Imagina Alaine! Super beijo, minha flor!

    Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 22:21h Responder
  • Tina
    Oi Rosana! É verdade, pode acontecer com qualquer produto aerossol que seja manipulado ou guardado da forma errada. Beijokas!

    Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 22:20h Responder
  • Tina
    Poxa Cristiane! Obrigada por todo esse carinho e admiração! Beijo grande!!!

    Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 22:19h Responder
  • Camila
    Concordo, Tina! As pessoas não param pra pensar nos riscos na hora de usar e guardar embalagens sprays. E a gente usa tanto esse tipo de embalagem, né? Alerta mais do que bem dado! Vou ficar mais atenta de hoje em diante.

    Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 21:22h Responder
  • Alaine
    Tina, você tá muito chique com a assessoria da empresa te mandando nota de esclarecimento! Adorei. Por isso sou tua fã! Você fala de beleza, conta dicas, conversa com a gente, mas também sabe falar sério quando é necessário. Obrigada pelo alerta!

    Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 21:21h Responder
  • Rosana
    Esse post foi muito importante! Tem gente achando que foi um problema com o produto, quando na verdade isso pode acontecer com qualquer produto aerossol como você falou. De fato, importante compartlhar isso e explicar pra aas pessoas essas coisas. Obrigada, Tina

    Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 21:19h Responder
  • Cristiane
    Tina, o que te torna diferente de muita blogueira da área da beleza é justamente esse teu compromisso com a verdade. Obrigada por compartilhar com a gente os fatos e agora dar continuidade à informação. Te admiro muito. Beijos

    Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 21:17h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://makecoisaetal.com.br/noticia/218/visualizar/