Make, Coisa e Tal - makecoisaetal.com.br
CABELOS
Sábado - 06 de Maio de 2017 às 08:57
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Os cabelos coloridos em tons fantasia estão com tudo, né? Já repararam no número de pessoas, que a gente topa pela rua - ou segue na Internet - que tem adotado cabelos em tons de rosa, azul, verde, roxo... Eu acho o máximo! E tô louca para fazer algo assim nos meus também (o marido teria um treco, coitado! Mas ele já casou sabendo que eu adorava uma novidade. Então vai ter que se acostumar, né? Nem que seja só com o comprimento e pontinhas do meu cabelo coloridinhas).

Algumas pessoas, assim como eu, querem cair nessa tendência - só que de uma maneira mais discreta (se é que há algo de discreto em arrasar por aí com metade do cabelo colorido). Deixar a raiz no tom natural e só colorir o restante do cabelo pode ser uma opção bem bacana. E dá pra fazer essa transformação em casa. Sabia?

Pensando em te ajudar, eu trouxe hoje um passo a passo ilustrado de como colorir o comprimento e pontas do cabelo. Para você mesma fazer! Olha só:

1- ESCOLHA ONDE A NOVA COR IRÁ COMEÇAR EM SEU CABELO

Tão importante quanto definir a cor que você vai usar para colorir seu cabelo, é decidir em que altura dos fios essa cor irá começar. Em geral, recomenda-se que a nova cor se inicie abaixo do maxilar - para ter um efeito de ombré bem interessante. Se você começar a nova cor muito no alto dos fios, seu cabelo pode acabar parecendo manchado ou como se você já tivesse pintado antes, mas estivesse a raiz aparente, crescida. Fica parecendo cabelo com tinta velha... Enfim, não fica tão bonito, sabe?

2 - ESCOVE/PENTEIE BEM O CABELO

Certifique-se de que seu cabelo não está despenteado. Isto é importante para que o descolorante se distribua de forma uniforme nos fios.

3 - VISTA UMA CAMISETA VELHA

Você vai descolorir as pontas do cabelo e nesse processo, elas vão ficar cheias de descolorante sobre seus ombros. Então vai sujar e melecar toda a camisa que você estiver usando. Separe uma peça velha só para essa tarefa e deixe sujar sem medo. Ok?



4 - COLOQUE LUVAS PLÁSTICAS OU DE BORRACHA

Usar luvas é importante para não machucar dedos e unhas com o descolorante. Muitas tinturas em caixinha, já vêm com as luvinhas plásticas. Podem ser essas sem problema! Mas se você não tiver essas luvas por perto, é necessário comprar um par em perfumaria. NÃO APLIQUE O DESCOLORANTE NOS FIOS SEM LUVA DE JEITO NENHUM!!!! Eu já fiz isso e machuquei as cutículas e unhas (que ficaram vermelhas e doloridas).

5 - PREPARANDO O DESCOLORANTE

Para pintar o cabelo de qualquer tom fantasia (verde, azul, laranja, rosa, lilás...) e conseguir um tom bem vivo e bonito, tem que descolorir os fios (a não ser que você tenha cabelos loiros bem clarinhos). Misture a água oxigenada no descolorante e misture bem até que fique completamente homogênio (sem pedaços de descolorante empedrado). Para uma descoloração simples, porém eficaz, você pode misturar duas partes iguais de descolorante e oxigenada (prefira a de 20 volumes para não agredir demais os fios). Se vai usar 120g de descolorante, misture 120g de oxigenada. Normalmente, essa é a proporção da mistura - mas SEMPRE LEIA AS INSTRUÇÕES DO DESCOLORANTE QUE VOCÊ COMPRAR porque, dependendo da marca, essa proporção pode mudar.

6 - DIVIDINDO O CABELO

Separe o cabelo ao meio e em partes iguais. Depois separe, cada uma dessas metades em outras partes iguais para facilitar a distribuição do descolorante. Se você tiver cabelo longo ou espesso isso irá ajudar demais! Use elásticos próprios para cabelo (aquelas xuxinhas, sabe?) para dividir e segmentar o cabelo onde o descolorante começará a ser aplicado - isso ajuda a delimitar o ponto exato onde o cabelo será descolorido, evitando que essa "linha" de descoloração fique torta e irregular.

7 - PINCEL

Na hora de aplicar o descolorante, faça com um pincel próprio para tinturas. Se você não tiver esse tipo de pincel em casa, também pode usar uma escova pequena e macia.

8 - CLAREANDO OS FIOS

Comece a descolorir os fios. Aplique o descolorante nas pontas e depois vá trabalhando o caminho, com as mãos, até o elástico que prende as mechas. Faça isso com calma, sem pressa para um resultado bacana. Certifique-se de aplicar uniformemente o produto em toda a extensão da mecha definida pelo elástico. Fique atenta ao espelho para verificar se o descolorante está distribuído direitinho. Observe também como seu cabelo está reagindo a esse processo de descoloração: examine o cabelo para saber se não está quebrando ou caindo.

9 - AÇÃO DO DESCOLORANTE E TEMPO DE PAUSA

Deixe o descolorante agir. O tempo de pausa irá variar de acordo com a cor que você quer atingir com a descoloração. Normalmente, o tempo de ação é entre 10 e 45 minutos. Para verificar o andamento do clareamento, após cerca de 10 ou 20 minutos, remova o descolorante de uma mecha fininha e observe. Se achar que o clareamento ainda não é o desejado, volte a misturar a mecha fina com o restante da mecha maior de onde ela saiu. Se necessário, aplique mais descolorante nela. Repita esse processo a cada 10 ou 20 minutos até atingir o clareamento desejável. Assim você não corre o risco de ficar mais tempo que o necessário com o descolorante nos fios.

>> Geralmente, quando o cabelo é fino, o descolorante é removido após cerca de 10 a 20 minutos, de um fio fino.
>> Se você quiser ter um tom ainda mais claro, deixe por mais 5 a 10 minutos e depois olhe novamente.
>> Se você quiser clarear somente um pouco o cabelo, deixe o produto agir apenas de 10 a 20 minutos.
>> Se você quiser realmente um clareamento super forte, deixe o produto de 40 a 45 minutos para fazer efeito. De modo a evitar, até mesmo, um tom de cobre ou laranja. Mas fique de olho na saúde do cabelo durante o processo!

10 - REMOVENDO O DESCOLORANTE

Mantenha as luvas e lave o cabelo com água morna. Em seguida, lave os fios com shampoo livre de sulfatos. Retire o descolorante completamente, caso contrário ele irá clarear ainda mais o cabelo.

11 - ANTES DE PINTAR O CABELO COM UMA COR FANTASIA

Deixe secar o cabelo. Use uma toalha para secar antes de começar a tingir. Você deve esperar até uma ou duas horas, até que esteja quase completamente seco. Evite o secador para não agredir demais os fios, após a descoloração. Na hora de aplicar o tonalizante, você pode separar os fios para facilitar a aplicação nas mechas descoloridas antes.

12 - PREPARE A MISTURA DA COLORAÇÃO/TONALIZANTE

Misture a cor. A maioria dos corantes já vêm misturados. De qualquer forma, abra a embalagem, picote o aplicador para a saída do tonalizante... Enfim, deixe o tonalizante completamente preparado para ser aplicado nos fios.

13 - USE AS LUVAS MAIS UMA VEZ

Pode ser as mesmas luvas que você usou antes, ou uma nova. Verifique se não há rasgos e furos na luva (caso você esteja reutilizando a mesma luva que usou no processo de descoloração). Elas também precisam estar limpas (sem resquícios de descolorante).

14 - APLICANDO O TONALIZANTE

Pincele a cor na parte descolorida do seu cabelo - você deve subir com a cor até um pouco acima da linha de descoloração para evitar que, qualquer parte descolorida, fique sem o tonalizante.

Deixe o ato de cor. Olhar para o manual para descobrir quanto tempo você precisa para absorver a cor fora. Basta esperar o tempo recomendado para deixar para a cor. Desde que você tenha previamente branqueada seu cabelo, você vai ver a cor provavelmente não precisam mais sair por dez minutos também.

15 - TEMPO DE PAUSA E REMOÇÃO

Obedeça o tempo de pausa descrito na caixa do tonalizante escolhido. Após essa pausa, remova o produto do cabelo com água morna - mantendo as luvas nas mãos!

Em seguida, lave os cabelos com um shampoo sem sulfatos. Utilize também uma máscara hidratante própria para cabelos tingidos como condicionador! Faça essa substituição (do condicionador comum pela máscara) durante as duas primeiras semanas após o processo para ajudar na hidratação e recuperação dos fios.

16 - SECAR SEM SECADOR

Na hora de secar os fios, prefira o método natural - sem secador! Lembre que seu cabelo acabou de passar por um processo químico intenso. Então dê um descanso para o coitado. Ok? Pode usar cremes e óleos finalizadores. Isso ajuda muito no brilho. Depois, é só arrasar por aí com a cabeleira colorida ;-)

E aí, o que acharam desse passo a passo ilustrado?

Se tiverem dúvidas, é só deixar nos comentários. Ok?

Beijocas!!!

SIGAM-ME TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Google+ e Pinterest







Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://makecoisaetal.com.br/noticia/563/visualizar/