Make, Coisa e Tal - makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Quarta - 15 de Julho de 2015 às 09:00
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Eu AMO novelas de época! De verdade!!! Mas desde que Além do Tempo começou (na segunda-feira) fiquei profundamente incomodada com o batom roxo de Paolla Oliveira, que vive Melissa, na nova trama das 18h da Globo... Até comentei sobre isso lá no meu Snapchat @tinaszabadosmct (é o meu nome + as iniciais do blog).

O batom tem um tom lindo, por favor não me entendam mal! Mas sou muito chata com questões históricas. Do tipo cri-cri mesmo, sabem? E ver uma personagem de novela ambientada no século XIX com uma batom ROXO é muito estranho para mim.

Se você não é muito ligada em História, deixa eu explicar:


O primeiro batom, como conhecemos hoje em dia (em bastão), só foi criado no final do século XIX em Paris. Naquela época, um um perfumista francês chamado Rhocopis, inventou o "baton serviteur" (batom servidor) - um tipo de massa feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão e de cor VERMELHA - o único tom existente!

Não demorou muito para que atrizes e mulheres da vida (prostitutas) usassem o tal do "baton serviteur". Mulheres de classe alta, nem sonhavam em usar a cor nos lábios - que era sinônimo de "piriguete", por assim dizer.

Ou seja, a Melissa da novela jamais usaria um batom roxo! Primeiro porque isso NÃO EXISTIA naquela época. Segundo, porque a personagem vivida por Paolla Oliveira é uma "dama" da sociedade.


Mas, de acordo com o que li, a caracterizadora da novela, Valéria Toth, teria escolhido a cor por ser um tom irreverente: “Melissa é uma personagem com personalidade forte. É muito ligada à moda, viajada, jovem e linda. Por isso, ela usa um batom roxo”.

Embora eu não concorde com a escolha, pelos motivos acima e ainda não entenda onde diabos Melissa encontrou um batom roxo naquela época, muita gente me mandou mensagem perguntando o nome do batom. É claro que enviei um e-mail para a Central de Atendimento da Globo perguntando o nome do bendito, né gente? Até agora não me responderam, mas se eu tivesse que dar um chute - e olha que sou boa nisso - diria se tratar do Heroine, da MAC. Alguém duvida?

Nas fotos de cenas da novela, algumas vezes o roxo aparece menos azulado... Creio que seja pelo uso de algum filtro usado nas fotos (pra ficar com uma atmosfera de época, sabem?) Mas olhando o Vídeo Show de segunda-feira deu pra ter certeza do tom roxo intenso nos lábios da Paolla.


Tina, mas pode ser um dupe? Pode sim! Mas pensemos juntas: os maquiadores da Globo usam e abusam dos batons da MAC nas novelas - justamente porque são batons de alta durabilidade. Como as atrizes têm várias falas, tem que ser um batom que resista bravamente à saliva e à articulação labial intensa. Além do mais os batons da marca têm aquela cobertura quase impecável (diria até impecável mesmo em algumas cores) - o que deixa o efeito da cor mais definido na telinha ;-) Então minha aposta é o Heroine mesmo.

Um bom dupe nacional é o Heroína da Cigana Cosméticos - resenhei aqui

A cor 04 da linha de batons líquidos da Vult também tem um tom de roxo e similar - tem resenha aqui

ONDE ENCONTRAR O HEROINE:

>> No e-commerce da Mac Cosmetics

>> Na Sephora online

Também vende nas lojas físicas da Mac.

ONDE ENCONTRAR O HEROÍNA:

>> No e-commerce da Cigana Cosméticos

ONDE ENCONTRAR A COR 04, VULT:

>> Na Tons & Cores, nesse link aqui





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (19) Faça um comentário

  • Sandra
    Tina! Sou historiadora, e apesar de outras bobagens históricas da novela, o batom roxo foi o que mais me incomodou tb rs

    Segunda - 18 de Janeiro de 2016 às 21:50h Responder
  • Nara Marreiro
    Oi Tina, como vai? Acompanho o seu blog e te sigo no instagram e amo as dicas. Eu li que o batom da Paolla é o é o Chubby Stick da Clinique, na cor Voluptuous Violet. O que você acha? Bjs,

    Terça - 21 de Julho de 2015 às 13:17h Responder
  • Tina
    Oi Cris! Pode até ser... Embora nas imagens de bastidores do Vídeo Show o roxo dos lábios da Paolla esteja bem vivo e mega parecido com o Heroine - que estou usando nessa foto grandona da minha boca no post ;-) Em mim mesma, o Heroine fica mais claro. Ele só fica mais roxão em quem é morena. Beijokas!

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 20:30h Responder
  • Cris
    Acho que pode ser o Up the Amp da MAC. O Heroine é bem escuro, e o da Paolla é um tom mais suave e delicado. Eu tenho o Up the Amp e fica nesse tom mesmo :)

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 16:45h Responder
  • Laysa Rafaella
    Também acho bem estranho, a estética tem q condizer com a época!

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 15:39h Responder
  • Gisele
    Parabéns! Não só pela informação do batom usado pela Paola na novela, mas pela explicação histórica. Como você, sou chata com estas coisas. Para mim, novelas, filmes, etc, devem respeitar a realidade. E adorei saber que (provavelmente) é o heroíne, por que eu tenho ele. ??????

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 14:34h Responder
  • Luana
    Você tem toda razão, nada haver essa com nessa novela de época, mas vai entender a TV Globo né rsrs Mas, a Propósito, a Paolla é gata , mas nada haver em novela de época, nem é boa atriz e nem combina nesse tipo de novela! Minha opinião!

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 13:13h Responder
  • Tina
    Pois é Maryah! Coisa doida, né? Sei lá... Acho que a ideia foi inovar, mas achei tão artificial o uso dessa cor em uma novela de época que, simplesmente, a coisa chega a me incomodar! Não tem jeito: sou cri-cri assumida! :-D Beijokas e obrigada por comentar aqui, viu? Adoro quando vocês interagem comigo por aqui também!!!

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 12:36h Responder
  • Tina
    Oi Iraneide! Hmmmmm... Acho o Play Time da MAC um lilás/violeta muito clarinho. Sem falar que o acabamento dele é cremesheen (aquele que tem uma cobertura fraquinha, que lembra gloss, sabe? Meio transparente...) Por isso, não "joguei minhas fichas" nele. Mas vamos esperar a resposta da CAT, né? Beijokas e obrigada por comentar e opinar. Adoro!!!

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 12:31h Responder
  • Tina
    É verdade Raiana! Batom vermelho é um clássico. E fica super lindo. Quando usado da forma correta, deixa a mulher mais elegante, né? Com cara de diva! Adoro! Fiquei feliz em saber que gostou do post! Beijos enooooooooooormes para você!!!

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 12:28h Responder
  • Tina
    kkkkkkkkkkkkkkkk!!! Obrigada pelo carinho, Alaine!

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 12:26h Responder
  • Tina
    Apenas rindo muito com o teu comentário, Rosana! "mágica" - bem assim! Beijão e obrigada pelo carinho!

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 12:25h Responder
  • Tina
    Hahahahahha! Obrigada pelo carinho Cristiane! Eu acho o Heroine um batom lindo em quem é morena clara, sabe? Ou mesmo em quem é loira ou castanha, mas tem aquela pele mais corada. Em mim, confesso que fica um pouco over e me sinto - quase - grunge!!! Prefiro os roxos com fundo menos azulado ;-) Beijocas!

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 12:24h Responder
  • Iraneide Soares
    Pode ser tbm o play time da mac, pois tbm pareceu ser claro em algumas cenas,posso estar enganada tbm rsrsrs

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 12:11h Responder
  • Raiana
    Olá Tina! Gostei muito de saber o histórico do batom. Até porquê há ainda nos dias de hoje pessoas tradicionais ou aqueles conversavadores ou em outra palavras machistas que consideram batom vermelho coisa para " piruguetes". Mal sabem eles o quanto é divo usar um Ruby Woo. Rs Quanto ao batom da personagem li a matéria que justificava o uso da mesma forma que você citou. É Heroine mesmo! Beijos Amei o post!

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 12:06h Responder
  • Maryah Azevedo
    Tina olá também achei que não tinha nada a ver .Nem existia isso na epoca eu convivi com minha bisa que faleceu aos 92 anos e tinha nascido em 1892 e nos conversavamos muito sobre tudo . eu tenho fotos antigas de familia nunca vi isso . Mais a cor é linda e super atual vamos transportar e usar né? abraços

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 11:40h Responder
  • Alaine
    Adorei a explicação sobre o surgimento do batom em bastão! Tina também é cultura e conhecimento!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Sério! Gostei muito mesmo da explicação. Eu não fazia ideia. Ah, e o batom é lindo. Mas agora que sei sobre o fato de nem existir batom vermelho naquela época, comecei a achar estranho também...

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 10:31h Responder
  • Rosana
    O batom é lindo mesmo Tina, como você falou! Mas também achei estranho o batom roxo numa novela de época... Por mais ousada que fosse a personagem. Aliás, para ela usar o batom roxo no século XIX não tinha que ser só ousada e antenada com moda, tinha que ser mágica, porque o batom dessa cor nem existia! Gostei muito do post, como sempre. Beijão

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 10:28h Responder
  • Cristiane
    Que tudo esse post! Adoro o teu profissionalismo na hora de escrever, Tina! Você é diferente de muita blogueira por aí. A maioria só elogiaria o batom e fim. Você sabe dividir as coisas. Fala o nome do batom, diz a tua opinião "na lata" (se gosta fala, se não gosta, também) e ainda dá aula! Adoro!!!

    Quarta - 15 de Julho de 2015 às 10:26h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://makecoisaetal.com.br/noticia/356/visualizar/