Make, Coisa e Tal - makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Segunda - 20 de Julho de 2015 às 08:00
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Todo mundo sabe que é importante higienizar os pincéis e demais objetos usados na maquiagem, como as plaquinhas e esponjinhas - por exemplo. Eles acumulam resquícios de produtos e oleosidade e podem se tornar um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Por isso é tão importante cuidar da limpeza. Mas você sabia que também é importante limpar a sua maquiagem? Sim, o batom, pós, lápis, delineadores...

É verdade: sua make também precisa ser higienizada! De preferência uma vez por semana ou, no caso do batom, a cada uso. Achou estranho? Então vem comigo que te explico tudo, garota!

Poucas pessoas sabem que essa limpeza na maquiagem é necessária. Mesmo quem sabe, muitas vezes, deixa de fazê-la por preguiça. Mas pensem comigo: você usa o batom ou o lápis de olhos naquele dia em que está gripada, por exemplo. É claro que, ao passar a maquiagem em suas mucosas (boca e olhos) estará carregando o vírus da gripe para os produtos! Se não fizer a limpeza, na próxima vez que usar, estará levando esse vírus outra vez para seu corpo! E isso se repete com vários tipos de vírus, bactérias e doenças - conjuntivite, viroses, sarampo, cachumba...

Bora saber como proceder com a limpeza de cada produto? Olha só:


LÁPIS DE OLHOS

LAPIS_DE_OLHO

Uma boa forma de "limpar" o lápis é apontando-o. O recomendado é apontá-los a cada uso. Mas aí a gente fica pensando que o produto vai acabar rapidinho, né? Já pensou apontar a cada uso? Se for um lápis que a gente gosta muito e usa super, acaba com ele no primeiro mês de uso! Então uma outra solução é passar um lencinho umedecido, lenço de papel comum ou até mesmo um pedaço de papel higiênico na pontinha do lápis. Além de limpar onde o apontador não alcança, você pode usar o lenço para afinar a ponta (para deixá-lo perfeito para o delineado gatinho) do lápis ou achatá-la - como mostrei nesse tutorial aqui

MÁSCARA PARA CÍLIOS, GLOSS, BATOM LÍQUIDO E APLICADOR DO CORRETIVO LÍQUIDOAPLICADORES

Você deve retirar o excesso de produto do aplicador em um pedaço de lenço de papel ou papel higiênico. Depois deixe-o de molho em um recipiente com sabonete neutro ou shampoo neutro (sabe aquele amarelinho da Johnson & Johnson? Esse mesmo!) Se preferir, pode usar água morna.

Aplicador higienizado, vamos para a limpeza da embalagem: passe um lenço de papel em volta dela. Na entrada da embalagem, afunile o papel e passe um pouquinho por dentro também. Não precisa afundar muito, apenas limpe superficialmente. Eu prefiro fazer esse processo com lenços umedecidos de neném porque são antialérgicos e anti-bacterianos ;-)

Quando tirar o aplicador do molho, você pode esfregá-lo nas mãos embaixo da torneira. A gordura da máscara se desfaz facilmente na ação detergente do shampoo.

BLUSH, CORRETIVOS E BASES - LÍQUIDOS E EM BASTÃO

O processo de limpeza é, praticamente, o mesmo realizado com os lápis de olhos: usa-se um lenço de papel. Basta enrolar nos dedos, indicador e médio, e passá-lo com muito cuidado, tirando uma camada fina da superfície do produto. A diferença é que, aqui, você deve evitar usar lenço umedecido para não deixar resquícios. Como esses produtos costumam ter uma textura mais cremosa, são mais porosos e podem absorver resíduos do lenço umedecido.

BATOM

BATOM

As mucosas são partes de fácil absorção, por isso, precisamos de cuidado redobrado nessas áreas. Passe um lenço de papel por toda a superfície do batom, com cuidado para não quebrá-lo ou deformá-lo.

Existe um lencinho gringo, especial para a limpeza de batons. É o Cosmetic Sanitizer Wipes (vende aqui) Não sei se há algum equivalente brasileiro. Mas lembre que dá para fazer o mesmo com os lenços descartáveis comuns, ok? E sempre há a opção do lencinho umedecido de neném =D


PÓ COMPACTO FACIAL, BLUSH EM PÓ E SOMBRAS

PÓS_SOMBRAS

Os cosméticos em pó são mais higiênicos, dificilmente juntam umidade e resquícios quando você utiliza o pincel seco. Ainda assim, precisam de limpeza ao menos a cada 15 dias. Você pode usar um lenço de papel seco, limpando a superfície do produto, ou uma esponjinha (também seca e limpa).

Algumas marcas têm produtos espeíficos para a higienização de sombras e maquiagens em pó. O Cosmetic Sanitizer Mist é um spray desinfetante que promete remover bactérias de qualquer produto à base de pó compactado: sombras, blush e pós de uma forma geral. Mas não conheço, nunca usei e, por isso, não indico nesse post, ok? Se você já usou e funciona, deixe sua experiência aqui nos comentários ;-) Vende aqui

DELINEADOR LÍQUIDO

DELINEADOR

O delineador poderia ser limpo da mesma forma que os aplicadores das máscaras de cílios, mas eles são mais delicados. Costumeiramente são feitos de pêlos naturais ou fibras sintéticas, muito finas. Não é recomendável deixá-los de molho em shampoo. Você pode esfregá-los com os dedos e o shampoo, cuidadosamente. Uma boa técnica que também é usada nos pincéis é usar uma gota de condicionador antes do último enxágue.

APONTADOR E ESFUMADOR (ESPONJINHA PARA "BORRAR" LÁPIS DE OLHOS)

APONTADORESFUMADOR


Não se esqueça de higienizar o apontador e trocá-lo quando for necessário. Pode ser com àlcool em gel e lenço de papel. O esfumador do lápis pode ser lavado com sabonete neutro.

GUARDAR COM CARINHO TAMBÉM FAZ PARTE!

Na hora de secar seus aplicadores, prefira à sombra. Se você estiver no inverno ou morar em uma cidade muito fria e úmida, pode secar com a ajuda de um secador de cabelos. Mas ATENÇÃO: numa temperatura morna, para não estragar as cerdas, ok?

Não deixe sua make no banheiro!!! A umidade pode estragá-la! Sem falar em coliformes fecais normalmente presentes nesse ambiente - mesmo quando limpo! Prefira guardar a maquiagem em uma caixinha ou móvel próprio para isso.

Leva maquiagem na nécessaire também? Então não esqueça de higieniza-la! Você pode aproveitar e fazer tuda a limpeza no mesmo dia ;-)

DE OLHO NO PRAZO DE VALIDADE

Uma dica para não se esquecer do prazo de validade é anotá-los em etiquetas ou em um papel e deixá-lo na sua caixinha ou colado na embalagem do produto. Muitas vezes o prazo de validade fica só na caixinha que embala o produto. Daí, quando abrimos, jogamos a caixa fora e acabamos perdendo essa informação...

Aqui há uma relação dos prazos médios de cada produto. Saca só:

Rímel: 4 a 6 meses

Batom: média de 8 meses

Base: 1 ano

Corretivo: 1 ano

Pó facial: 1 a 2 anos (se usado sempre seco) Se molhado, a "média de vida" passa para 6 meses

Sombras: 1 a 2 anos (se usadas secas) Se molhadas, passam para 6 meses

Gloss e batom íquido: 12 meses (1 ano)

Blush em pó: 2 nos

Cremes para olhos: 3 meses

Hidratantes, demaquilantes e cremes de limpeza: 6 meses

Filtro solar: 12 meses

E aí, vocês fazem a limpeza na maquiagem de vocês normalmente ou esse post foi uma grande surpresa?





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (6) Faça um comentário

  • Camila
    Oiii, amei o post, muito bom e educativo.. Adorei!!!

    Terça - 21 de Julho de 2015 às 19:09h Responder
  • Flávia Flaus
    Mame, coisa e tal
    Tina, isso é muito importante, e comigo ja aconteceu de estar maquiando em um salão e a vigilância sanitária chegar pra checar o local e acabar checando minha mala de maquiagem, todas as makes, Validade, limpeza, inclusive a minha, como por exemplo, as minhas unhas curtas, já que estava sem luvas,mãos limpas, sem produto, cabelo preso e com toca e com máscara limpa, pq jogo fora a cada uso. Foi muito bom, pq a moça da vigilância me deu vários panfletos sobre as doenças causadas por maquiagens, e pincéis. Obrigada, vou repassar pras meninas do meu grupo. Bjs mil

    Terça - 21 de Julho de 2015 às 11:21h Responder
  • Kawany
    Adorei o post, não fazia ideia de que a gente tinha que limpar toda a maquiagem. Eu mesma só sabia que precisava limpar o lápis de olho e pincéis rs' Bora praticar o que me ensinado hoje!

    Segunda - 20 de Julho de 2015 às 23:14h Responder
  • Kelly Alflen
    Gostei muito das dicas... prátiros e simples... amei mesmo... aguardo outros posts...

    Segunda - 20 de Julho de 2015 às 22:55h Responder
  • Juliana Guedes
    Tina... você já experimentou o álcool isopropílico nas maquiagens compactas e em pó)?? Eu sei que usam o álcool isopropílico para limpar componentes eletrônicos por ter menos de 2% água na composição, sendo uma das suas características a rápida evaporação. Faz algum tempo vi a indicação dele para higienização de maquiagem: coloca-lo num borrifador, borrifar sobre a maquiagem e esperar alguns instantes que (tcharam!!) maquiagem desinfetada... Já li muita coisa a respeito, mas ainda não consegui consultar a minha dermato a respeito =/ Bjs Ju

    Segunda - 20 de Julho de 2015 às 16:45h Responder
  • Jessy Covillo
    Show de bola... muitos desses eu já conhecia e fazia, mas o dos rímel e gloss eu não conhecia e a partir de agora, irei fazer sempre. Beijos Tina, vc arrasa.

    Segunda - 20 de Julho de 2015 às 09:23h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://makecoisaetal.com.br/noticia/355/visualizar/