Make, Coisa e Tal - makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Terça - 09 de Setembro de 2014 às 08:00
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Quem está iniciando a prática de se maquiar, muitas vezes não entende a metodologia de algumas coisas. Lembro que, no meu caso, quando comecei a me maquiar e tomar gosto pela coisa, tinha dificuldade com o iluminador. É que não entendia porque tinha que iluminar as bochechas, achava o efeito estranho - até porque tenho pele oleosa e, pra mim, nada mais lindo do que uma boa pele preparada com efeito opaco. Então, iluminar pra quê? 

O que, na época eu não entendia, é que iluminar a pele não significa deixar o rosto todo brilhoso. E que também, brilho de iluminador é totalmente diferente de brilho de pele oleosa! (rsrsrsrsrsrs) Se você tem dúvidas e neuras como as minhas, fique ligada! Preparei uma espécie de "Guia do Iluminador" pra você sacar tudo sobre o assunto!

POR QUE ILUMINADOR É LEGAL? ELE É ESSENCIAL NA MAQUIAGEM? VAI FAZER TODA A DIFERENÇA?

Não, não é essencial e, no geral, dá pra se maquiar sem usar. Não é o tipo de produto que vai fazer toda a diferença, sabe? Mas é bacana porque ele cria um efeito incrível na pele e te deixa com "cara de rica". Quando você se mexe, aquele (ou aqueles) pontos em que você aplicou o iluminador se destacam, brilham e a pessoa que vê, fica meio hipnotizada, tentando decifrar o que acontece de fato na maquiagem que chama tanta atenção! rsrsrsrs Outra coisa bacana é que o iluminador também pode ser usado para criar proporções no rosto, fazendo aqueles pontos que a gente mais gosta, se destacarem na maquiagem - o que faz muita diferença, por exemplo, em fotos. Todo lugar que você está iluminando você está, na verdade, projetando para frente.


VEJA TAMBÉM:

 Como aplicar corretivo em olheiras profundas
 Corretivo colorido: veja como e quando usar
D.I.Y: como fazer corretivo colorido em casa

MAS TODO ILUMINADOR É BRILHOSO? SEU OUÇO A PALAVRA "BRILHO" JÁ SAIO CORRENDO! ACHO QUE ISSO NÃO É PRA MIM...

Existem iluminadores opacos e brilhosos e - usar um ou outro - tem relação com o efeito que você quer, o horário que você vai utilizar o produto e até com a sua personalidade!

E QUAL É O MELHOR ILUMINADOR DO MUNDO? O MAIS LEGAL DE TODOS OS TEMPOS? QUAL ESCOLHER?

Não sei! Até porque isso depende muito de pessoa pra pessoa. O que é legal pra mim, pode não ser pra você... Mas posso te falar que, além de opacos ou brilhosos, os iluminadores também podem ser de várias texturas: líquidos (de pincel ou caneta), pó e cremosos. Na hora de escolher qual usar, você deve observar seu tipo de pele e o efeito que quer conseguir.

MAS TINA, SÃO MUITAS OPÇÕES... NÃO SEI QUAL ESCOLHER.

É verdade! Há muitas opções e o risco de se "embananar" toda na hora de usar, né? Vamos combinar que, usar o iluminador facial, com certeza deixa a maquiagem muito mais bonita e glamourosa. Mas aplicar da forma errada, pode estragar totalmente a sua maquiagem. Pra isso não acontecer, é importante conhecer bem sobre iluminadores e saber direitinho a forma correta de usá-los. Vamos lá?

TIPOS DE ILUMINADORES:


Iluminadores All Over Glow - Ruby Kisses Tons: Light Glow e Deep Glow

Iluminadores Dailus PRO - Tons: 02 (prata), 04 (champanhe) e 06 (cobre)

EM PÓ:

Geralmente são os mais brilhosos, os mais comuns de encontrar e também mais fáceis de usar. Basta aplicar com pincel fofinho do tamanho certo, na pele. Tina, mas o que seria esse tamanho certo? O pincel de tamanho certo é aquele que encaixe na área que você vai aplicar o produto. Por exemplo: usamos o iluminador em pó, geralmente na área acima do blush e subindo um pouco para o lado externo dos olhos, formando uma letra C. Então é importante que as cerdas desse pincel não fiquem em cima do blush que você aplicou antes. O pincel deve aplicar o iluminador só acima da "linha do blush" (coloquei o termo entre aspas porque, na verdade, não existe uma linha divisória. O iluminador pode parar antes da bochecha, mas não tem problema se ele invadir um pouco a região do blush e vice-versa).

Entendeu a diferença? Saca só as fotos aqui abaixo:

Se você usar um pincel muito grande, nesse caso, para aplicar o produto, o iluminador vai ficar muito em cima do blush, ao invés de acima dele. Vai acabar misturando demais os dois produtos e ficar com a bochecha toda brilhosa. Aí,o iluminador irá perder a sua função nessa área (que é a de trazer esse osso que fica do lado do olho e desce até a bochecha para frente, criando um jogo de luz que deixa o rosto mais proporcional). O foco máximo do iluminador nas bochechas, deve ser só nessa área - fazendo, mais ou menos, o formato de uma letra C no seu rosto.

DICA: Você também pode usar sombras como iluminador facial. Basta escolher uma bem bonita que combine com o seu tom de pele: branquinhas e morenas claras podem gostar das prateados, peroladas e rosadas. Já as morenas escuras e negras ficam divas com tons dourados, champanhe e acobreados

Olha esse duo da Marchetti! Gosto de usar a sombra mais clarinha como luminador. O efeito fica bem bacana! 


CREMOSO:


Urban Decay - Moonshine, iluminador creme (acima) e Watt’s Up Benefit (imagem abaixo).

Iluminadores cremosos podem ser:

- Secos = mais acetinados,

- Totalmente cremosos = mais naturais e discretos (tipo: brilho que vem de dentro).

O tal "brilho de dentro pra fora" - não brilha tanto quanto os iluminadores em pó.

Pode ser usado também na área da linha do blush (e em vários outros pontos do rosto). O melhor de tudo, é que podem ser aplicados com os dedos - nem precisa de pincel... Como o produto é cremoso, rapidinho mescla com a pele. Se for de bastão, melhor ainda! Você passa o próprio bastão na área da pele e vai dando batidinhas com a aponta dos dedos e espalhando o produto.

CANETINHA


Esses são os meus preferidos! Esse meu aí na foto é o Make B. Flash Iluminador, O Boticário. Já usei tanto, tanto, tanto que a marca até apagou da embalagem! Esse tipo de iluminador é ótimo para iluminar a região dos olhos e dentro de rugas e linhas finas. Faz muita diferença!!! 


São bem fluídos e ficam sutis no rosto. Não craquelam e também não pesam na maquiagem. Depois que conheci, nunca mais deixei faltar!


Na hora de passar o produto no rosto, você pode usar o próprio pincelzinho que vem na canetinha e depois espalhar com a ajuda de um pincel de corretivo ou até com os dedos.

LÍQUIDO


Os iluminadores líquidos mais famosos são os da Benefit (importados). Eles também são brilhosos, mas costumam ficar bem sutis no rosto.


O High Beam é esse mais rosado. Na foto aqui abaixo, eu com ele no rosto.

Há um tempinho, a Yes Cosmetics lançou aqui no Brasil uns iluminadores líquidos, bem parecidos aos importados da Benefit. A linha "Fashion" da Yes Cosmetics não brilha tanto quanto a linha "beam" da Benefit. Mas o preço é bem mais em conta.

BRILHOSO OU OPACO?

O legal é dar preferência para os mattes durante o dia e os brilhosos (shimmer) durante a noite. Mas com moderação (a famosa mão leve) você pode usar o que quiser na hora que quiser.

MAS ONDE USO O ILUMINADOR?


1- Abaixo das sobrancelhas é um dos locais mais clássicos. Muda muito o look e ajuda a destacar as sobrancelhas! você pode usar os com ou sem brilho.

2- Aqui o ideal é dar preferência para os produtos mattes, ou seja, opacos, sem brilho. É o que a gente chama de triângulo invertido do olho.

DICA: O iluminador não substitui o corretivo, só para as olheiras mais leves.

3- Iluminar o cantinho interno do olho te dá aquela cara de disposta, sabe? Fica muito bonito para quase todos os formatos de olhos, mas se você tem olhos muito separados, não é aconselhável iluminar essa área para não dar a ideia de olhos ainda mais distantes.

1- Acima das sobrancelhas, na testa - na chamada "zona T" do rosto. Fica super bonito iluminar - principalmente para fotografia porque a luz bate e reflete muito bem.

2- A linha que liga a testa a pontinha do nariz. Esse passo afina o nariz. Então se você já tem o nariz fino, talvez seja melhor pular essa parte.

3- O local mais comum para aplicar o Iluminador, acima das maçãs do rosto, acima do blush.

4- O Arco do Cupido dos Lábios. É bacana iluminar aí, principalmente, quando estamos usando batom escuro porque molda os lábios e o batom sobresai melhor.

5- No queixo. Aqui, é a mesma regra do nariz - se já tem o queixo para frente, pule essa parte. Vale lembrar que é a mesma regra do nariz.

DOURADO, ROSADO OU PRATEADO. QUAL O MELHOR TOM PRA MIM?

Vocês sabem que não sou muito ligada nesse negócio de tom de maquiagem para pele clara ou escura, né? Pra mim, cada pessoa deve usar aquilo que gosta e que acha que fica melhor nela. O mesmo vale para o iluminador! Geralmente, quem gosta de bijuteria dourada vai amar os iluminadores em tons quentes. Já quem prefere bijuterias prateadas, vai se identificar mais com iluminadores em tons frios.Vai do gosto de cada uma!

QUE BASE USAR? DEVO APLICAR A BASE ANTES OU DEPOIS DO ILUMINADOR?

A base vem antes. Coordenar texturas similares é bacana (base cremosa + iluminador cremoso, base + pó ou base em pó + iluminador em pó), mas não é uma regra! Dá pra usar base cremosa e aplicar o iluminador em pó sem problemas. Também dá pra passar a base só em algumas partes do rosto, deixando a região do iluminador “nua”, e passar ele direto na pele.

BLUSH: ANTES OU DEPOIS DO ILUMINADOR?

Tanto faz! Tem gente que prefere passar o blush antes, deixando o iluminador por último. E tem gente que acha que assim, o blush fica muito marcado e prefere aplicar ele depois de já estar com o iluminador no rosto. O ideal é que você faça o teste e você e veja o que acha mais fácil.

PODE USAR NO CORPO?

Super pode! É um ótimo truque passar iluminador nos ossos clavícula e no ombro para realçar e deixar o colo mais magro.

SUPER DICAS DOS MAQUIADORES:

. Qualquer coisa que brilha e é mais clara que sua pele pode funcionar como iluminador;

. Use sua sombra champagne/bege clara/douradinha/prata como iluminador;

. Pegue um corretivo de cobertura mais leve, que seja mais claro do que sua pele, vai dar o efeito luz sem o brilho;

. Misture um pigmento ou sombra em pó no hidratante ou na base, assim você consegue um produto mais suave;

. Use um batom cintilante clarinho como iluminador.

E aí, aprendeu mais sobre como usar iluminador? Vamos fazer um acordo: depois de ler esse post todo mundo vai pra frente do espelho tentar fazer, na pele, e ver no que dá. Se não der certo, tente outra vez! Porque é assim que aprende a maquiar! Ler e ver tutorial ajuda muito! Mas só tentando, na prática, é que a gente consegue entender nossos próprios rostos, proporções, ferramentas e produtos!!! Parece difícil agora? Não desanime! Com a prática você vai ver que muitas das dúvidas e das coisas que parecem complexas vão se solucionar sozinhas! Foi assim comigo. Eu aprendi e eu exatamente sou igual a você! ;-)

Beijos!





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (19) Faça um comentário

  • Tina
    Oi Érica! Ainda não experimentei, minha flor. Mas se eu testar, deixo resenha aqui no blog ;-) Beijos!

    Sexta - 08 de Julho de 2016 às 17:10h Responder
  • Tina
    Bruna, sobre a dúvida com corretivos coloridos eu sugiro que você dê uma olhadinha nesse post aqui: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/150/corretivo_colorido%3A_veja_como_e_quando_usar Expliquei um monte de coisas ;-) Se, após você ler o post, ainda pintar alguma dúvida é só deixar nos comentários, ok? Beijocas!

    Sexta - 08 de Julho de 2016 às 17:09h Responder
  • Tina
    Oi Maria Paula! Tudo bom? Isso depende muito do gosto de quem faz a maquiagem. No meu caso, prefiro aplicar a base primeiro - para já dar uma uniformizada no tom da pele e corrigir suavemente as imperfeições. Depois eu uso o corretivo. Fazendo assim, eu acabo aplicando menos corretivo (porque a pele já foi pré-corrigida) com a base ;-) Usando menos corretivo, a maquiagem fica menos pesada :-) Escrevi um post, exatamente, sobre isso. Olha aqui: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/352/corretivo%3A_antes_ou_depois_da_base_

    Sexta - 08 de Julho de 2016 às 17:07h Responder
  • érica Kuraoka
    Oi Tina, adoro suas dicas. Já experimentou os iluminadores em bastão da Mary Kay. Poderia experimentar e falar o que acha deles?

    Quinta - 07 de Julho de 2016 às 11:14h Responder
  • Bruna
    Haha eu também meio que tenho essa dúvida... Comprei 2 tipos de corretivos coloridos, verde pra espinha vermelha e manchas avermelhadas e o laranja para olheiras azuis... Mas não sei se devo passar antes ou depois, na minha opinião, se for observar a lógica a coisa, acho que tem que preparar o rosto só com a base primeiro, depois usar o corretivo nas áreas das imperfeições e passar outra leve camada de base para desaparecer a cor deles. Uma dica que vi é de passar o corretivo primeiro, não carregar se for colorido, e depois passar a base normalmente em todo o rosto, só que nas áreas do corretivo não deve pesar na mão pra não acabar tirando o cobrimento das imperfeições.

    Terça - 14 de Julho de 2015 às 21:33h Responder
  • Maria Paula
    Adorei as dicas, apesar de já ter tido conhecimento da maioria, mas é sempre bom relembrar algumas dicas básicas. Tenho uma dúvida e adoraria se vc me esclarecesse. É c relação ao corretivo e a base, sempre ouvi dizer q primeiro aplica-se o corretvo e depois a base, mas, ultimamente vejo alguns profissionais inverterem a colocação, primeiro a base e depois o corretivo. Isto é o correto mesmo? Caso sim, qual a justificativa? Bj!

    Quinta - 20 de Novembro de 2014 às 19:21h Responder
  • Joana Darc
    Que dicas fantásticas e a leitura muito gostosa! Obrigada.

    Terça - 28 de Outubro de 2014 às 13:37h Responder
  • Cid@
    Dicas excelentes, eu simplesmente AMEI foi o post mais completo sobre iluminador que já li até hoje, Obrigada por compartilhar com a gente. bjuuu

    Terça - 07 de Outubro de 2014 às 11:53h Responder
  • Regina
    oii..boa noite..adorei a dica, nao conhecia...obrigada...bjoss

    Domingo - 21 de Setembro de 2014 às 22:12h Responder
  • Jackelline Costa
    Maravilhosas dicas... muito bom!!! Agora faz um de contorno. Adorei o tutorial, beijos e sucesso!!!!!!

    Segunda - 15 de Setembro de 2014 às 14:24h Responder
  • Denise
    Tina suas dicas são maravilhoras!!!! Adorei o tutorial sobre iluminadores. Só falta escolher qual usar rsrsrs

    Sexta - 12 de Setembro de 2014 às 17:27h Responder
  • Carolina Farias
    Tina adorei esse tutorial!!!! Sem dúvida um dos mais fáceis e muito bem explicado!!! Linguagem simples e objetiva!!!! Parabéns!!!!! Um beijo e sucesso!!!!

    Sexta - 12 de Setembro de 2014 às 11:02h Responder
  • Jenifer
    Maravilhosas dicas... muito bom!!! Que Deus te permita muita sucesso o/

    Quarta - 10 de Setembro de 2014 às 13:42h Responder
  • Edna Martins
    Achei maravilhoso as suas dicas. valeu obrigada.

    Terça - 09 de Setembro de 2014 às 18:55h Responder
  • Lenir
    Legal, super dicas! Valeu!

    Terça - 09 de Setembro de 2014 às 12:24h Responder
  • Elaine Castro
    Não sou muito ligada à Maquiagem e geralmente não passo do Batom e rímel, mas adoro ler seus posts. Acho uma delícia o jeito como escreve. Neste post, especificamente, vou tentar usar sombra como iluminador no cantinho dos olhos, rs.

    Terça - 09 de Setembro de 2014 às 10:48h Responder
  • Carmem
    Eu também tenho dificuldades com o iluminador. Agora já sei porque: eu estava usando um pincel muito grande e misturando o iluminador todo com o blush kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Agora já sei como fazer! Vou seguir a tua dica e vou pra frente do espelho treinar. Amei esse tutorial!

    Terça - 09 de Setembro de 2014 às 10:22h Responder
  • Adriana
    Gente, tudo que eu queria! Valeu!!!!

    Terça - 09 de Setembro de 2014 às 10:19h Responder
  • Amélia Joana
    Uau! Amei esse post! Super explicativo. Tô guardando nos meus favoritos já!

    Terça - 09 de Setembro de 2014 às 10:19h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://makecoisaetal.com.br/noticia/184/visualizar/